quinta-feira, 11 de abril de 2013

Ministro do Desenvolvimento quer acelerar acordos bilaterais com os EUA


Fernando Pimentel se reuniu nesta terça-feira com a secretária americana de comércio


Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, propôs a Rebecca Blank, secretária interina de Comércio dos Estados Unidos, Rebecca Blank, que os dois países acelerem as negociações para firmar acordos bilaterais nas áreas tributária, de investimentos, serviços e transportes.
Diferentemente de acordos comerciais, em que seria necessário negociar em conjunto com os demais países do Mercosul, nessas áreas o Brasil pode negociar diretamente com um segundo país, sem a necessidade de aprovação do bloco. “Devemos explorar todas as possibilidades de avanços bilaterais enquanto nos preparamos dentro do Mercosul para uma negociação madura com os Estados Unidos”, disse o ministro.
No encontro, Pimentel disse à secretária esperar por uma decisão da Justiça americana favorável à Embraer. No final do ano passado, a empresa brasileira venceu uma licitação para fornecer 20 aviões de ataque à Força Aérea dos Estados Unidos, mas a concorrente americana Hawker Beechcraft contestou na Justiça o resultado da licitação. O ministro também pediu a abertura do mercado americano para carnes brasileiras. Como resposta, Blank disse que “está otimista com o que virá”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário