quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Governo revê plano para porto de Santos

Criação de um Terminal de Grãos na ponta da praia deve ser abolida para evitar monopolização


porto-de-santos (1)












Após realizar uma audiência pública com o mercado sobre as regras de concessão de 11 terminais locais, o governo decidiu rever os planos para o porto de Santos. A ideia de criar somente um terminal de grãos na Ponta da Praia deve ser abolida para evitar a monopolização temida por empresários do setor.
Segundo a ministra Gleisi Hoffmann, o governo deve transformar os quatro terminais existentes em dois: um terá a concessão renovada e os três outros serão fundidos. Durante a audiência, os empresários alegaram que a ideia original poderia gerar monopólio o que não seria bom para concorrência.
A concessão da operadora ADM na região da Ponta da Praia, que vence em 2017, deve ser renovada, pois é considerado um operador muito eficiente no Porto de Santos.
O recuo do governo, que prometia relicitar todos os contratos, pode se repetir em outras áreas do porto onde há contratos posteriores a 1993 com previsão de renovação. Segundo a ministra, o governo pode garantir a renovação de concessões nos portos de Santos e do Pará, que vencem em cinco anos, em troca de um plano de investimentos que atenda o objetivo de buscar eficiência.
A manutenção de terminais de grãos na Ponta da Praia enfrenta oposição dos moradores de Santos, que não queriam mais esse tipo de carga, de odor forte, na área considerada região nobre da cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário