quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Para diretor do Banco Central, Brasil tem muito a avançar


Carlos Hamilton Araújo afirma que é preciso discutir da onde vem os projetos de investimentos


De acordo com a avaliação de Carlos Hamilton Araújo, diretor de Política Econômica do Banco Central, o Brasil tem muito a avançar para estimular a FBCF (Formação Bruta de Capital Fixo). A avaliação tem como referência o indicador de quanto as empresas aumentam seus bens de capital, ou seja, bens que servem para produzir outros bens. “Precisamos discutir de onde vem o financiamento dos projetos de investimentos”, comentou, referindo-se especialmente às obras de infraestrutura.
De acordo com o executivo, uma das áreas importantes de investimentos no País no médio prazo é o setor habitacional com espaço para crescer, sobretudo porque existe um déficit de 5 milhões a 6 milhões de residências, sendo 90% a primeira moradia das famílias. “Tenho dificuldade de enxergar onde há especulação imobiliária que geraria bolha”, apontou nesta terça-feira, ao fazer palestra em evento em São Paulo.
O diretor do BC mencionou também que “a posição fiscal do Brasil é muito melhor do que a de grandes economias”. A situação se tornou possível a partir da Lei de Responsabilidade Fiscal, que levou o governo, entre outras mudanças, a adotar o superávit primário. “Disciplina fiscal passou a ser parte de nossa cultura.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário