segunda-feira, 29 de julho de 2013

Brasil pode cortar tarifas de importação para reduzir custos da indústria

Medidas podem ser anunciadas nos próximos meses e devem se aplicar a matérias-primas e insumos


O Brasil está considerando uma redução nas tarifas de importação para diminuir os custos industriais e contrabalançar o impacto da recente depreciação cambial. Os potenciais cortes estão sendo analisados pelo governo e podem ser anunciados nos próximos meses. Segundo o ministro Guido Mantega, as reduções provavelmente se aplicarão a matérias-primas e componentes usados na manufatura. O Brasil, um grande exportador de matérias-primas como soja e minério de ferro, está enfrentando dificuldades com a inflação alta e o baixo crescimento enquanto o real perde força diante do dólar que está atualmente operando em torno de R$ 2,26, em comparação com R$ 2,05 no início deste ano.
A inflação no Brasil atualmente está em torno de 6,4% e o crescimento neste ano não deve passar de 2,5%. Mas agora a política do Federal Reserve, o banco central dos EUA, de injetar dinheiro na economia norte-americana para estimular o crescimento está prestes a ser revertida. E isso está provocando desvalorização das moedas de mercados emergentes.
Segundo o ministro, o comércio mundial deverá permanecer fraco até que a economia global retome um crescimento forte, provavelmente em “2015 ou 2016″.
O Brasil também está tentando estimular seu setor manufatureiro por meio de cortes na folha de pagamento e outros impostos e do fornecimento de estímulos para investimentos em infraestrutura. Segundo o ministro o Brasil tem uma boa relação comercial com a China e o esperado é que o Brasil possa exportar produtos manufaturados para eles conforme o mercado de consumo chinês crescer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário